quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Família Morais Brito do Juá

ESTA FAMÍLIA SERÁ PARTE INTEGRANTE DO LIVRO ORIGEM E POVOAMENTO DE PONTA DA SERRA, EM FINAIS DO SÉCULO XIX, COM DADOS MAIS APROFUNDADOS E FUNDAMENTADOS.

NESTE LIVRO SERÁ EXIBIDOS DOCUMENTOS ANTIGOS DE MEMBROS DA REFERIDA FAMÍLIA, COMO CASAMENTOS, ÓBITOS E BATISMOS

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

FAMÍLIA XENOFONTE DE OLIVEIRA


-->

DADOS GENEALÓGICOS DOS XENOFONTE DE OLIVEIRA


ORIGEM: segundo, Seu Bernardo Xenofonte, um dos netos de Daniel Xenofonte de Oliveira, num tempo que não sabe precisar, chegaram no sítio Bebida Nova, nos pés de Serra do Crato, dois portugueses solteiros, onde fixaram residência.
Eram conhecidos de todos nesta região por “ Os Xenos Crato”. Sendo “Xenos” um radical grego que, significa estrangeiros”. podemos traduzir o termo acima como “Estrangeiros do Crato”.
Segundo Seu Bernardo um dos irmãos resolveu mudar-se para Iguatu CE, enquanto o outro ficou nesta região.
Outro membro da família informou que “Daniel, por motivo de um crime de morte na família Leite,e com a chegada do 1º cartório de registro de nascimento na cidade do Crato, em 1888, resolveu mudar o sobrenome (“Leite” para “Xenofonte”) seu e de seus irmãos” numa homenagem ao Filósofo grego Xenofonte.
Devo ressaltar que pesquisando os livros de casamentos na cúria diocesana de Crato verifiquei que nos assentos do casamento de Daniel, em 04 de novembro de 1878, tanto ele como o Antonio, seu irmão, já se assinavam “Xenofonte” Dessa forma, esta primeira hipótese da família quanto a data da mudança do nome não se confirma.
Para contrapor a outra hipótese da família de que a mudança foi em homenagem ao filósofo grego, apresento a minha hipótese, para discussão: Acredito que pelo fato dos dois irmãos portugueses serem tratados de “Xenos Crato”, isto é “estrangeiros do Crato”, entendo que por morarem ao lado das “fontes” dos pés de Serra, logicamente, passaram também a ser chamados de “Xenos das Fontes”, depois “Xenosfontes”, e por último “Xenofonte”.
A família Xenofonte de Oliveira teve um papel muito importante no processo de povoamento de Ponta da Serra, pois, Daniel foi proprietário e morador nas proximidades da povoação, onde em 1916/17 criou a Conferência de São Vicente de Paula, uma entidade ligada à Igreja que fazia um trabalho filantrópico amparando as pessoas mais pobres da comunidade.
Já o Moisés foi idealizador da construção da capela atual de São José,hoje sede da Matriz da Paróquia de São José Operário de Ponta da Serra,  tendo encabeçado o movimento pro construção. Por isso, hoje, o Moisés  é nome de rua em nossa sede. Devemos lembrar o trabalho das “Beatas”, Rosa e Raimunda, filhas do Daniel, que muito contribuíram nos movimentos da igreja, inclusive moraram na povoação nas décadas de 1920/30/40.




ÁRVORE GENEALÓGICA

Segundo informação de familiares
JOSÉ DA SILVA SILVEIRA, português que vivera no sertão do Ceará em finais do século XVIII, casou-se com uma jovem da família “Leite” de Santana do Cariri, sendo esses os pais de  

1. Manuel Leite de Oliveira c.c. Josepha Avelina  Baptista D’Oliveira,fl de  Antonio José Batista Melo e Maria Joaquina  de Jesus( falecida em 1849). Manuel Leite  foi  Deputado Provincial em 1838, e seu nome consta da relação das Figuras Representativas da Via de  Crato de 1853, quando esta foi elevada à categoria de cidade. Em setembro de 1890, quando casou seu filho Moisés, ambos já eram falecidos. Manuel e Josefa eram os pais de

1.1. Daniel Xenofonte de Oliveira
1.2. Moisés Xenofonte de Oliveira
1.3. Antonio Xenofonte de Oliveira
1.4. Maria (Marica)
1.5. José Xenofonte de Oliveira


1.1. Daniel Xenofonte de Oliveira  c.c. Anna Maria de Jesus ( ou Correia Xenofonte). Casaram-se no sítio Teotônio em 04.11.1878. Veja documento acima. Daniel foi professor primário, estudou com o Padre Cícero de quem era parente. Ele também foi vereador em Crato na segunda metade do século XIX.

1.2. Moisés Xenofonte de Oliveira  c.c. Josepha Leopoldina de Lima, f.l. de Raimundo Gonçalves da Costa e Gertrudes Liberalina Maia. Casaram-se no ano de 1890. Veja documento acima. Moisés nasceu em 05.10.1860 em Crato. Era rábula ( advoga sem diploma).

1.3. Antonio Xenofonte de Oliveira  c.c. Ana Gonçalves Linhares, conhecida por Naninha, filha legítima de Francisco Gonçalves, natural da freguesia de Milagres CE, em maio de 1872 ( livro Nº 7 Freguesia do Crato). Ele, professor formado. Foi uma pessoa muito influente. Não temos ainda informações de seus descendentes

1.4. Maria(Marica), sem mais informações
1.5. José Xenofonte de Oliveira ( solteiro),   sem mais informações



OS DESCENDENTES DE DANIEL E MOISÉS 

DESCENDENTES DE DANIELXENOFONTE DE OLIVEIRA

1.1 - Daniel Xenofonte de Oliveira (Padim Daniel) c.c. Ana Maria de Jesus( ou Correia Xenofonte) Casamento realizado no sítio Teotônio em residência de Antonio Xenofonte de Oliveira, irmão do noivo, em 04.11.1878. Deste matrimônio nasceram:

1.1.1. Manoel Xenofonte de Oliveira
1.1.2. João Xenofonte de Oliveira
1.1.3. Antonio Xenofonte de Oliveira
1.1.4. José Xenofonte de Oliveira
1.1.5. Maria Xenofonte de Brito
1.1.6. Raimunda Xenofonte de Oliveira
1.1.7. Rosa Xenofonte de Oliveira
1.1.8. Paulo Xenofonte de Oliveira
1.1.9. Pedro Xenofonte de Oliveira

1.1.1. Manoel Xenofonte de Oliveira casou-se duas vezes, da 1ª, com, em 1903, com Raimunda Duarte Meireles, de quem ficou viúvo( não temos informações se tem descendentes). Da 2ª, com Maria Correia Xenofonte que tiveram os seguintes filhos, todos Xenofonte de Oliveira:
1.1.1. 1 - José c.c. Josefa Brasil, pais de Zé Nilton, Mundinha, Maria da Penha, Neuma, Fátima, Terezinha, Eldo e Cleto(falecido ainda jovem).
1.1.1. 2 - Maria Loreto c.c. Rosalvo, seu primo legítimo, filho de Antonio Xenofonte, pais de ( Antonio, Rosimar, Iremar, Osmar e outros
1.1.1. 3 – Jáder c.c. Maria de Lourdes Dias Xenofonte, pais de Maria Jeane, José Jarbas, Antonio Jairo, John, Maria Jadriane e Jáder Filho.
1.1.1. 4 – Eulina.c.c. Bernardo Xenofonte, seu primo legítimo, pais de Marly, Maroly, Marony, Francisco José e Marilene
1.1.1. 5 – Lindalva.c. filhos : Rogeres e Ricardo
1.1.1. 6 – Vicente c.c. são os pais de : Margareth, Tereza e Gilvan
1.1.1. 7 – Julieta c.c.Jaime Correia de Macedo, dos Cirilo do Boqueirão, residem em Borba – AM, são os pais de : Vanda, José Jaime, Manuel, Rita, ,Tereza, Ari, Beth.
1.1.1. 8 – Edenir. C.c. Antonio Almeida, pais de Orlando, Fernando, Maria de Fátima, Maria Darc, Denise ( falecidos), Orlete, Vãnia, Clênia, Marcos, Edilânia, Claudia e Sheyla

1.1.2. João Xenofonte de Oliveira c.c.  Rosa Correia de Araújo, filha de Félis Correia de Araújo e Francisca Maria de Araujo, do sítio Pai mané. Os banhos foram corridos em agosto e setembro de 1905. Pais de :

1.1.2. 1 - Raimundo Xenofonte de Oliveira (Mundinho) c.c. Cristina, filha de Moisé Xenofonte, pais de Plácido, Miralva, Ivan, Margareth, Marly, Idemar, Francisco (Iran), João, Malvina e Marlene.
1.1.2. 2 - Virgílio Xenofonte de Oliveira casou-se duas vezes, em 1ªs. núpcias com Maria Lobo, 2ªs, com ? Do 1º, José: do 2º, Eugênio, João Henrique
1.1.2. 3 - Lauro Xenofonte de Oliveira c.c. Evanir, pais de Anderson, Robson, Davidsson e Rosana
1.1.2. 4 - Dejanira Xenofonte de Oliveira, solteira
1.1.2. 5 - Divina Xenofonte Barbosa (Recife). C.c. Ivanildo, pais de Gilva, Osvaldpo, Rosa Maria

1.1.3. Antonio Xenofonte de Oliveira ( 1882 – 1966) c.c. Ambrosina Correia de Araujo, filha de Félis Correia de Araújo, do sítio Pai Mané, irmã de Pompílio, Desudedt e outros. Antonio Xenofonte foi vereador em Crato por várias legislaturas, nas décadas de 1940/50/60, tendo assumido a presidência da casa e, como tal, assumiu o cargo do executivo por algumas vezes. São seus filhos:
1.1.3. 1 - Vicente Xenofonte de Oliveira
1.1.3. 2 - Rosalvo Xenofonte de Oliveira c.c. Loreto, sua prima legítima, são os pais de;
1.1.3. 3 - Iremar, Antonio, Osmar, Rosimar e outros
1.1.3. 4 - Djecila Xenofonte Barreto
1.1.3. 5 - Berila Xenofonte Duarte c.c. Aluizio Duarte, pais de Aurilúcia, Lucimar, Aluízio, Airton ( Já falecido), e Wiro
1.1.3.6 - Domicila Xenofonte de Oliveira
1.1.3.7 - Dejanira Xenofonte de Oliveira
1.1.3.8 - Divina Xenofonte Barbosa (Recife)

1.1.4. José Xenofonte de Oliveira c.c. Maria Sisnando Xenofonte
1.1.4. 1 - Maria Loreto Xenofonte de Pinho(Araxá-MG)
1.1.4. 2 - Daniel Sisnando Xenofonte VEJA DESCENDENTES ABAIXO
1.1.4. 3 - Ezequiel Sisnando Xenofonte
1.1.4. 4 - Raimunda Xenofonte Mendonça
1.1.4. 5 - Iza Sisnando Xenofonte


1.1.5. Maria Xenofonte de Brito (Tia Maria)c.c. Joaquim de Souza Lima f.l. de Manuel de Souza Lima e Anna de Souza Brito. Casaram em CRATO no ano de 1902. Pais de:
1.1.5. 1 - Vicença Xenofonte de Souza c.c. Fausto de Souza Brito, pais de Vicenato, Zélia e outros
1.1.5. 2 - José Xenofonte de Souza c.c. Francisca de Souza Brito (Senhora), pais de Raimunda, José (Zezito), Sebstião Sávio
1.1.5. 3 - Antonio Xenofonte de Souza
1.1.5. 4 - Antonia Xenofonte Alves
1.1.5. 5 - Querubina Xenofonte
1.1.5. 6 – Bernardo c.c. Eulina, filha de Manuel Xenofonte (Seu Manezim), pais de Marly, Maroly, Marony, Marylene, Francisco José e ?

1.1.6. Raimunda Xenofonte de Oliveira, solteira e beata
1.1.7. Rosa Xenofonte de Oliveira, solteira e beata. tiveram fundamental importância na evangelização da nossa gente nas décadas de 1920/30/40. Veja foto acima.

1.1.8. Paulo Xenofonte de Oliveira casado duas vezes
São seus filhos, “Duarte Xenofonte”
1.1.8. 1- Albertina c.c. Expedito
1.1.8. 2 - Aurieta, solteira e freira
1.1.8. 3 - Albanisa c.c. com Mano Morais, pais de Francisco(Antonio de Mano e outros
1.1.8. 4 - Gilberto c.c. Divina, falecida recentemente, pais de Francisco, Zé Cássio
1.1.8. 5 - Alberto c.c Zélia, filha de Fausto de Souza Brito e Vicença Xenofonte de Souza, Alberto e Zélia sãos os pais de Fausto, Socorro, Regina, Conceição, Zilma, Terezinha, Ana Paula, Rejane, Rid, Didete, Mônica, Junior, Roberto, Eliana

1.1.8.6 Ana Duarte Xenofonte (DONITA) c.c. Francisco Correia de Macedo (CHICO CIRILO), pais de 
1.1.8.6.1. Paulo Xenofonte Neto(  pai de Germana e Poliana;
1.1.8.6.2. Fernando( Falecido);
1.1.8.6.3. Raimundo ( Neguim) falecido;
1.1.8.6.4. Regina;
1.1.8.6.5. Rosa Maria;  
1.1.8.6.6. Sérgio e
1.1.8.6.7. Jaime.



1.1.9. Pedro Xenofonte de Oliveira. Casou-se duas vezes
São seus filhos:
Do 1º casamento
1.1.9. 1 - Maria Celeste Xenofonte (São Paulo)
1.1.9. 2 - Geraldo Xenofonte de Oliveira, caso duas vezes, do 1º , com Nely Correia Lima, do Enxu; Do 2º, com Nely Domingos. Filhos do lº: Francisco e outros; do 2º, Márcio, Márcia e Meyre
Do 1.1.9. 3 - Benedito Xenofonte de Oliveira (Excepcional)
Do 2º casamento de Pedro com D.Nenem
1.1.9. 4 - Maria de Fátima Xenofonte ( São Paulo)


DESCENDENTES DE MOISÉS XENOFONTE DE OLIVEIRA

1.2. Moisés Xenofonte de Oliveira c.c. Josepha Leopoldina de Lima, f.l. de Raimundo Gonçalves da Costa e Gertrudes Liberalina Maia. Casaram-se no ano de 1890.
Moisés nasceu em 05.10.1860 em Crato. Era rábula (advoga sem diploma).

NOTA: No livro “OS MAIA DO CRATO”, autor Lourival Maia Lima, Recife, 1982, a esposa de Moisés aparece com o nome de Josefa Gonçalves da Costa. Acreditamos se referir a mesma pessoa.  São seus filhos

2.1 - Maria Xenofonte da Costa c.c. Rubens, pais de Zuca, Neném, Júlio, Raimundo Anderson, Tereza, Cilô, Loura e Evalda
2.2 – Maria de Jesus Xenofonte da Costa c.c. Geremias, pais de Vicença, Assis, Alzir, Antonio e Elísio
2.3 – Anunciada Xenofonte da Costa
2.4 – Cristina Xenofonte da Costa c.c. Raimundo Xenofonte, filho de João Xenofonte e Rosa Correia de Araújo, pais de Miralva Xenofonte c.c. João Soares, pais de Sérgio Xenofonte Soares e outros

VEJA ALGUNS ASSENTOS DESTA


FAMILIA

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

191109 - OS ALENCAR ARARIPE

Família Alencar Araripe, descendente de Tristão Gonçalves Pereira de Alencar ( depois, de “Alencar Araripe”), filho de Bárbara de Alencar.

Martinho Francisco do Rêgo c.c. Dorotéia de Alencar Rêgo. Ela, filha de Antonio de Souza Goulart e de Maria da Encarnação. Ele nasceu em S. Martinho de Aroeira - Portugal Martinho e Dorotéia, eram pais, dentre outros, de
>Leonel de Alencar Rego cc Maria de Assunção de Jesus Pereira, pais, entre outros, de
>Joaquim Pereira de Alencar cc Teodora Rodrigues da Conceição, pais, entre outros, de
>Bárbara Pereira de Alencar cc José Gonçalves dos Santos, pais , entre outros, de
>Tristão Gonçalves Pereira de Alencar cc Ana Porcina Ferreira de Lima( 16.02.1789 - 15.10.1874). Tristão acrescentou ao seu nome o nome regional "Araripe" Nascido em no sítio Salamanca, hoje Barbalha, em 17.09.1789 e falecido em 31.10.1824, próximo ao povoado de Santa Rosa, hoje Jaguaribara CE. Casaram-se em 11.07.1810. Ela, filha de Joaquim Ferreira Lima e Desidéria Maria do Espírito Santo. Ana Porcina, após a morte do marido de tão triste que ficou , torna-se conhecida por Ana Triste( nome de rua em Crato CE). Tristão e Ana eram pais, dentre outros, de
>Xildério Cícero de Alencar Araripe, (1811 - 1865) c.c. Maria Tereza de Jesus, pais, dentre outros, de
>Pedro Jaime de Alencar Araripe c.c. Isabel Sabino da Silva, pais, dentre outros, de
>Otaviano Cícero de Alencar Araripe, casado três vezes.
Do 1º casamento, c/ Matilde Umbelina Sucupira Araripe,filha de Neutel Norton de Alencar Araripe e de Umbelina de Lima Sucupira foram pais de
1º - Pedro Jaime;
Do 2º casamento, c/ Rita Cavalcante Araripe, pais de
2º - Tristão de Alencar Araripe;
3º - Artur de Alencar Araripe;
4º - Ovídeo de Alencar Araripe;
5º - Cícero de Alencar Araripe c.c. Gualterina Lacerda de Alencar Araripe, pais de Zuleica, Maria do Céu, Luiz Gualter, Jairo, Valquíria , Ossian, Jacira, Telda, Niedja e Fátima, todos “de Alencar Araripe”
6º - Antonio de Alencar Araripe c.c. Ana da Franca Alencar, pais de Rivanda, Jósio ( Dr. Jósio), Eda, Jales, e Moema, todos “ de Alencar Araripe”. Dr. Antonio Araripe foi deputado Federal.
7º - Amélia de Alencar Araripe;
8º - Maria de Alencar Araripe;
9º - Alice de Alencar Araripe
Do 3º casamento, c/ Joana Caminha Gondim Araripe, pais de
10º - José Caminha de Alencar Araripe

191109 - OS FRANCA ALENCAR

Martiliano Francisco do Rêgo( 1633 a 26.02.1722) c.c. Dorotéia de Alencar Rêgo.

Eram os pais dos quatro irmãos “Alencar Rego”, que migraram para o Brasil. Ela, filha de Antonio de Souza Goulart e de Maria da Encarnação. Eram os pais, dentre outros, de
Leonel de Alencar Rego cc Maria de Assunção de Jesus Pereira, em Várzea Grande, ou Caiçara, PE. Pais, dentre outros, de
>Joaquim Pereira de Alencar cc Teodora Rodrigues da Conceição. Eram os pais, dentre outros, de D. Bárbara e
> Inácia Pereira de Alencar cc Antônio Pereira de Carvalho em 1as núpcias ) e cc Antônio Leão da França, em 2as núpcias. Inácia e Antonio Lião eram os pais, dentre outros, de
> Antonio da Franca Alencar (1809 a 03.05.1881) c.c. Praxedes da Franca Alencar, falecida em 17.10.1.885,sendo ela filha de Leonel Pereira de Alencar, falecido em 25.10.1824, e de Maria Xavier da Silva ( ou de Carvalho). Leonel era irmão de D. Bárbara e D. Inácia. Antonio e Praxedes eram os pais de
>1 - Meton da Franca Alencar ( 07.11.1843 a 21.02.1893) c.c. Clotildes Alves. Eram os pais de Diva, Júlia e Meton de Alencar
> 2 - Francisco Lião da França Alencar c.c. Maria Leopoldina do MonteAmélia Monte ( Mélica) pais de
1- Nelson da Franca Alencar ( Seu Nelso do Lameiro);
2 - Abdon da Franca Alencar;
3 - Horetulana;
4 - Bárbara;
5 - Sinem.
1 - Nelson da França Alencar( Seu Nelson do Lameiro) Nelson foi casado com Bárbara Brasilina do Monte e com Leonildes da França Alencar. São seus filhos>
c/ Leonildes
1.1- Álvaro da França Alencar, sem mais informações
1.2- Augusta da França Alencar c.c. Francisco de Leão da Franca Alencar, nascido em 1887, pais de Maria Lúcia de Zezé Bezerra
1.3- Aderson da França Alencar c.c. Zulmira da Franca Alencar, filha de Abdon da Franca Alencar e Alicrides de Oliveira e Souza, pais de Nelson da Franca Alencar Neto.
1.4 -Jósio da França Alencar, pai de Valdo da Franca Alencar,

2 - Abdon da França Alencar c.c. Alicrides de Oliveira e Souza
2.1 - Paulo da França Alencar, pai de Herli e José da Franca Alencar
2.2 - Zulmira da França Alencar
2.3 - Mariano da França Alencar
2.4 - Odon da França Alencar
2.5 - Jefferson da França Alencar
2.6 - Francisco da França Alencar C.C. Augusta , filha de Seu Nelson. .
2.7 - Raul da França Alencar( 30.12.1897 - 17.01.1957), médico, c.c. Ambrosina de Oliveira Regalado de Alencar

3 - Hortulana c.c. Felismino Marques Peixoto, pais de
3.1 - Joaquim de Alencar Peixoto( Padre Peixoto), patrona da rua Alencar Peixoto em Juazeiro
3.2 - Pedro de Alencar Peixoto
4 - Bárbara c.c. Ernesto Amâncio de Lima
5 - Sinem c.c. Horácio Jacome Pequeno, eram os pais de José Horácio Pequeno, um ex-prefeito de Crato

NOTA: Jósio era o avô de Neocildes( avó do Dr. Zé filho), Donita casada com o Dr. Antonio de Alencar e Luzanira,solteira.
Jósio foi casado em 1ªs. núpcias com Ana MATUTINA DE aLENCAR

191109 - OS ALENCAR DE DONA BÁRBARA

FAMÍLIA ALENCAR ( DE BÁRBARA DE ALENCAR)

Martinho Francisco do Rêgo ( 1633 a 26.02.1722) c.c. Dorotéia de Alencar Rêgo. Ela, filha de Antonio de Souza Goulart e de Maria da Encarnação. Ele nasceu em S. Martinho de Aroeira - Portugal. Eram os pais dos quatro irmãos “Alencar Rego” que migraram para o Brasil.

1º Geração

1- Leonel de Alencar Rego cc Maria de Assunção de Jesus Pereira, em Várzea Grande, ou Caiçara, PE

2- Alexandre de Alencar Rego cc Maria Alves, em Bodocó, PE

3- Marta de Alencar Rego cc Valério Coelho Rodrigues, foram proprietários da fazenda Carnaúba, PE. Chegaram casados de Portugal.

4- João Francisco de Alencar Rego cc Maria Josefina Alves Feitosa, filha do pioneiro de Assaré, Lourenço Alves Feitosa.

Nota: “Existe uma divergência com respeito à naturalidade da esposa de Leonel. Alguns afirmam que ela seria baiana, outros alegam que seria lusitana e inclusive teria vindo (Juntamente com seus pais) com a idade de 12 anos, no mesmo navio que trouxe os irmãos Alencar Rego”.

2ª Geração:

Aqui será tradado, apenas, da descendência de Leonel de Alencar Rêgo, por este ser o “tronco familiar mais estudado, pois sua neta, Bárbara Pereira de Alencar e seus bisnetos Tristão Gonçalves de Alencar e José Martiniano de Alencar, ganharam muita projeção histórica, com a liderança no Ceará, das revoluções de 1817 (Revolução Pernambucana) e de 1824 (Confederação do Equador)”.

Leonel de Alencar Rego cc Maria de Assunção de Jesus Pereira

1- Dámaso de Alencar Rego cc Maria Rabelo do Carmo

2- Leonel de Alencar Rego (filho) cc Joana da Silva

3- José Antônio de Alenquer cc Maria Francisca da Conceição

4- Rita da Exaltação cc Nicomedes Teiva da Barra

5- Joaquim Pereira de Alencar cc Teodora Rodrigues da Conceição

6- Jerônima Pereira de Alencar cc João Lopes Caminha

7- Serafim Pereira de Alencar cc ?

8- Maria José de Alencar Rego cc Brás Luna

9- Ana Maria Pereira de Alencar cc Ciríaco da Costa

3ª Geração:

“As mesmas justificativas citadas para a concentração na descendência de Leonel de Alencar Rego, utilizaremos para o tronco familiar de Joaquim Pereira de Alencar. Pois este é o pai de Bárbara de Alencar”.

Joaquim Pereira de Alencar cc Teodora Rodrigues da Conceição.

São Seus filhos:

1- Bárbara Pereira de Alencar cc José Gonçalves dos Santos

2- Genoveva Pereira de Alencar cc Inácio Tavares Benevides

3- Josefa Pereira de Alencar cc Alexandre Carlos da Silva Saldanha

4- Antônia Pereira de Alencar cc Manoel Carlos da Silva Saldanha

5- Inácia Pereira de Alencar cc Antônio Pereira de Carvalho ( 1as núpcias )

5- Inácia Pereira de Alencar cc Antônio Leão da França ( 2as núpcias )

6- Leonel Pereira de Alencar cc Maria Xavier de Carvalho

7- Iria Pereira de Alencar cc José Costa Agra ( 1as núpcias )

7- Iria Pereira de Alencar cc Manuel Alvares de Oliveira ( 2as núpcias )

8- Luiz Pereira de Alencar cc Ana Xavier de Carvalho

“Obs.: Segundo o pesquisador Juarez ( Ancilon ) Aires de Alencar, esta seria a ordem de nascimento dos filhos de Joaquim Pereira de Alencar”.

4a Geração:

“Nesta parte deste trabalho nos deteremos nas descendências de dois dos filhos de Joaquim Pereira de Alencar, que são Bárbara Pereira de Alencar e Leonel Pereira de Alencar, pelo fato destes terem se destacado, como já foi citado nas revoluções de 1817 e 1824”.

Bárbara Pereira de Alencar, considerada Heroína do Ceará nas revoluções de 1817 e 1824 casou-se com o português José Gonçalves dos Santos , nascido na cidade de Aroma, Bispado de Lamego, Portugal. Deste casamento nasceram os filhos”:

Bárbara Ra nasceu na Freguesia de Cabrobó - PE, em 11.02. 1760 e morreu em 28 de agosto de 1832, na fazenda Alecrim, no Piauí, sendo sepultada em Poço Pedras, hoje Tianguá - Campos Sales. Sendo imortalizada como uma grande figura do cenário histórico do Cariri e do Ceará”. BÁRBARA casou-se com José Gonçalves dos Santos, capitão português, comerciante de tecidos na vila de Crato, em 1782 e deste matrimônio tiveram 5 filhos.

1- José Martiniano Pereira de Alencar cc Ana Josefina de Alencar, sua prima, filha de Leonel Pereira de Alencar. Ele, nascido em 16.10.1794, em Salamanca, hoje, Barbalha CE, falecido no Rio de Janeiro, em 15.03.1860.

1 .1 - José Martiniano de Alencar, o romancista, nascido em Mecejana, em 01.03.1824 e falecido no Rio de Janeiro em 12.12.1877; 1.2 - Leonel Martiniano de Alencar, 05.11.1832 - 26.03.1921; 1.3 - Tristão Martiniano de Alencar, RJ, 06.07.1837 - RJ, 26.11.1921; 1.4 - Maria Amélia de Alencar, nascida no RJ em 13.08.1840; 1. 5 - Bárbara Augusta de Alencar, nascido no RJ em 07.06.1842; 1.6 - Joaquina Carolina de Alencar, nascida no RJ em 22.03.1850; 1.7 - Argentina Martiniano de Alencar, nascida no RJ em 06.10.1852; 1.8 - Carlos Martiniano de Alencar

2- Tristão Gonçalves Pereira de Alencar cc Ana Porcina Ferreira de Lima( 16.02.1789 - 15.10.1874). Tristão acrescentou ao seu nome o nome regional "Araripe" Nascido em no sítio Salamanca, hoje Barbalha, em 17.09.1789 e falecido em 31.10.1824, próximo ao povoado de Santa Rosa, hoje Jaguaribara CE. Casaram-se em 11.07.1810. Ela, filha de Joaquim Ferreira Lima e Desidéria Maria do Espírito Santo. São seus filhos: Ana Porcina, após a morte do marido de tão triste que ficou , torna-se conhecida por Ana Triste( nome de rua em Crato CE).

2.1 - Maria Araripe de Luna Alencar; 2.2 - Xildério Cícero de Alencar Araripe, 1811 - 1865; 2.3 - Neutel Norton de Alencar Araripe., 1813 - 03.09.1867; 2. 4 - Aderaldo Aureolo de Alencar Araripe, 03.08.1814 - 09.02.1903; 2.5 - Maria Dorgival de Alencar Araripe Macedo, falecida em 31.12.1887; 2. 6 - Carolina Clarence de Alencar Araripe Sucupira, falecida em 12.04.1867; 2. 7 - Tristão DE Alencar Araripe, 07.10.1821, em Iço - 04.10.1908, RJ; 2. 8 - Delecarniense Drumond de Alencar Araripe,falecida em 1877, no E. Santo. NOTA: antes do seu casamento com Ana Porcina teve um filho, chamado de Pedro Jaime, de seu relacionamento com a então adolescente, Isabel Maria da Conceição. Pedro Jaime nasceu em 17.10.1809.

3- João Gonçalves de Alencar cc Luíza Xavier da Silva. Ele, nascido em Exu - PE em 27.01.1783.

4- Carlos José dos Santos, Padre

5- Joaquina de São José cc Arnaldo Antão de Carvalho.

“José Martiniano de Alencar, era Padre, foi Senador várias vezes, presidente da Província do Ceará. Sua condição religiosa não impediu que o mesmo mantivesse relacionamento com sua prima Ana Josefina de Alencar, e desta união nascera seu filho e homônimo José Martiniano de Alencar, escritor e romancista, Deputado e Ministro da Justiça. Alguns historiadores afirmam que os filhos de Bárbara de Alencar seria somente os quatros irmãos ( Carlos, José Martiniano, Tristão e João Gonçalves ), sendo os outros filhos na verdade seus netos, filhos de João Gonçalves de Alencar” .

“Leonel Pereira de Alencar, casou-se com Maria Xavier da Silva Pereira de Carvalho, foi assassinado pelos imperialistas juntamente com seu filho Raimundo, em seu Engenho Velho, próximo a Jardim, na revolução de 1824. Sua mulher e filhos tiveram que fugir para o sertão. Seus filhos são:

1- Maria Bazilina de Alencar cc João Franklin de Lima.

2- Raimundo Pereira de Alencar cc Maria Teodora. Ele nasceu em 28.09.1824

3- Clodes Santiago de Alencar Jaguaribe cc José Nogueira Jaguaribe, Visconde de Jaguaribe. Clodes nasceu em 01.10.1824 e faleceu em 06.01.1851 em Mecejana CE.

4- Manoel Pereira de Alencar cc Flora de Faria

5- Joaquim Leonel de Alencar cc ... Granja. Joaquim nasceu em 1810 e faleceu em 1885.

6- Antônio Leonel de Alencar cc ?

7- Senhorinha de Alencar, solteira

8- João Leonel de Alencar cc Ana Medeiros (1as núpcias)

9- Florinda de Alencar Matos cc Francisco José de Matos

10-Ana Josefina de Alencar cc seu primo José Martiniano de Alencar. Ela nasceu em Missão Velha e faleceu no Rio de JANEIRO EM 17.10.1885.

11- José Leonel de Alencar cc ? Nasceu em 1847 e faleceu em 17.02.1900.

12- Praxedes da França de Alencar cc Antônio da França Alencar. Praxedes faleceu em 17.10.1885

FONTE:

01- http://www.geocities.com/de_alencar/brasil.htm

02 - Genealogia Pernambucana

191109 - OS BEZERRA DE MENEZES DO CARIRI

OS BEZERRA DE MENEZES DO CARIRI

Síntese

João Bezerra Monteiro c.c. Joana Ribeiro de Lacerda, pais de

Joana Bezerra de Menezes c.c. Antonio Pinheiro Lobo( descendente de Diogo Álvares Corrêa ( Caramuru). Pais de

Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro e de Rosa Josefa do Sacramento. Eram os pais do

Capitão Mor Joaquim Antonio Bezerra de Menezes( 11.10.1784 - 13.09.1868) casou-se duas vezes. A 1ª vez em 13.02.1804 com Ana Angélica de Jesus de Sá Barreto a 2ª, com Quitéria Delfina Benedita Nobre, em 24.09.1833 c.c. Quitéria Delfina Nobre. Foram seis filhos, dois do 1º casamento e quatro do 2 º.

Filhos com Ana Angélica

1 - Maria Senhorinha Bezerra de Menezes;

2 - Antonia Joaquina de Sá Barreto.

Filhos com Quitéria Delfina

1- José Pinheiro Bezerra de Menezes( Capital Zeca dos Currais - 20.09. 1835 a 02.08.1903). Foi casado com Ana Teles de Quental, irmã de Teodorico Teles

2 - Rosa Bezerra de Menezes, falecida solteira;

3 - Leandro Bezerra de Menezes

4 - Joaquim Bezerra de Menezes

1- José Pinheiro Bezerra de Menezes c.c. Ana Bezerra Teles, irmã de Teodorico Teles, pais de :

1. 01 - Antonio Pinheiro de Menezes c.c. Gerônima Monteiro Bezerra de Menezes;

1. 02 - Rosa Pinheiro Bezerra Fernandes c.c. Antonio Fernandes Lopes;

1. 03 - Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes ( JPB de Menezes, da Batateiras) c.c. Conceição Gonçalves Pinheiro Bezerra de Menezes( falecida em 1903), em primeiras núpcias - c / Priscila Teles Pinheiro Bezerra de Menezes( falecida em 1914, em segunda núpcias - c/ Amélia Teles Pinheiro Bezerra de Menezes, em 1914 , em terceiras núpcias. JPB de Menezes era o pai de:

Antonio Gonçalves Pinheiro, nascido em 1895 ( ex-prefeito de Crato, pai de Zé, Joaquim e outros)), Cesar Pinheiro, Dr. Sólon Pinheiro, Heitor, Estácio, Gisélia Pinheiro e outros. Casado com Maria Leopoldina Teles, filha de Amâncio Teles de Quental e de Maria Bezerra Teles. c.c.

JPBde MENEZES C/ PRISCILA

Maria Carlina, 1904,solteira; Afonso, 1905; Priscila, 1907; Adalberto, 1909; João, 1910;

JPBM COM Amélia

Raimundo, 1915; Maria Edilse; César, 1919; Sólon, 1924; Heitor, 1925; Gisélia, 1926; Estácio, 1927; Maria Amélia, 1928 e Maria IVONILDE, 1934.

Nota Amélia era irmã de Ana c.c. Amâncio Teles de Quental

1. 04 - Pedro Pinheiro Bezerra de Menezes c.c. Ester Gonçalves Pinheiro de Menezes, em primeiras núpcias: c/ Teresa Teles Couto Bezerra de Menezes, em segundas núpcias. Pedro Pinheiro era o pai de Raimundo Pinheiro Couto e outros.

1. 05 - Leopoldina Pinheiro Bezerra de Menezes c.c. Leandro Bezerra de Menezes;

1. 06 - José Pinheiro de Menezes c.c. Olga de Alcântara Bezerra de Menezes;

1. 07 - Hermógenes Pinheiro Bezerra de Menezes c.c. Raimunda Teles Bezerra de Menezes;

1. 08 - Teresa Pinheiro Esmeraldo c.c. Pedro Esmeraldo da Silva;

1. 09 - Quitéria Pinheiro Gonçalves c.c. José Gonçalves da Silva;

1. 10 - Maria Pinheiro Jurumenha c.c. José Pinheiro Lobo Jurumenha;

1. 11 - Epifânio Pinheiro Bezerra de Menezes c.c. Maria da Encarnação Gonçalves; Pais de Prisce, Jocel e outros

1. 12 - Clotilde Pinheiro Bezerra de Menezes, inupta, mãe adotiva do General Raimundo Teles Pinheiro;

1. 13 - Ana Pinheiro Esmeraldo ( Donana) c.c. Antonio Esmeraldo da Silva; pais de Maria Pia e Dr, Fábio Pinheiro Esmeraldo.

1. 14 - Cícero Pinheiro Bezerra de Menezes c.c. Teresa de Jesus Teles, em primeiras núpcias e c/ Vicência Pinheiro Monteiro, em segundas núpcias; Cícero era o pai do General Raimundo Teles Pinheiro, Maria Ivalda ( Mãe de Glória Pinheiro)e outros.. Veja banco de Dados Auxiliar

1. 15 - Maria Conceição Bezerra Coimbra c.c. Joaquim Bezerra Monteiro, em primeiras núpcias, c/ José Fernandes Coimbra, em segundas núpcias;

1. 16 - Artur Pinheiro Bezerra de Menezes c.c. Maria Bezerra Teles , s/filhos.

2 - Rosa Bezerra de Menezes, falecida solteira;

3 - Leandro Bezerra de Menezes c.c. Raimunda Teles Bezerra de Menezes,irmã de Teodorico Teles , em primeiras núpcias, c/ Josefa Saraiva Bezerra de Menezes, em segundas núpcias, pais de:

3.1 - Leandro Bezerra Filho c.c. Leonor Monteiro;

3.2 - Antonia Bezerra de Menezes c.c. Antonio Leite Tavares, pais de Aderson Tavares Bezerra, e outros;

3.3 - Júlio Bezerra de Menezes c.c. Maria Bezerra;

3.4 - Alfredo Bezerra de Menezes c.c. Raimunda Teles Bezerra de Menezes;

3.5 - Raimundo, falecido solteiro;

3.6 - Joaquim Antonio Bezerra de Menezes c.c. Maria Santana Teles;

3.7 - João Bezerra de Menezes c.c. Inês Bezerra de Menezes;

3.8 - Felipe Bezerra de Menezes c.c. Generosa Rodrigues Bezerra de Menezes, pais de Francisco Rodrigues Bezerra, José Rodrigues Bezerra ( Zezé Bezerra do Detran) e outros;

3.9 - Quitéria Bezerra Melo, casada;

3.10 - Rosa Bezerra de Melo, casada;

3.11 - Maria Bezerra Fernandes c.c. Henrique Fernandes Lopes. Sem filhos;

3.12 - José Saraiva Bezerra de Menezes c.c. Maria Amélia Bezerra de Menezes, pais de Maria Alacoque, Leandro, Francisco Humberto, José Adauto, Margarida, Ivan e Orlando Bezerra de Menezes ( este é o clã dos Bezerra do Juazeiro)

4 - Joaquim Bezerra de Menezes c.c. Rosa Josefa do Sacramento, pais de Generosa, José Geraldo, Quitéria, Leandro, Joaquim, Rosa, Jeconias.

NOTA: O Capitão Mor Joaquim Antonio Bezerra de Menezes casou-se em primeiras núpcias com Ana Angélica de Jesus de Sá Barreto, de onde descende , entre outros Joaquim Secundo Chaves, farmacêutico prático e grande benfeitor dos menos favorecidos.

FONTE:

01 - General Raimundo Teles Pinheiro,

02 - Glória Pinheiro