quinta-feira, 19 de novembro de 2009

191109 - OS ALENCAR ARARIPE

Família Alencar Araripe, descendente de Tristão Gonçalves Pereira de Alencar ( depois, de “Alencar Araripe”), filho de Bárbara de Alencar.

Martinho Francisco do Rêgo c.c. Dorotéia de Alencar Rêgo. Ela, filha de Antonio de Souza Goulart e de Maria da Encarnação. Ele nasceu em S. Martinho de Aroeira - Portugal Martinho e Dorotéia, eram pais, dentre outros, de
>Leonel de Alencar Rego cc Maria de Assunção de Jesus Pereira, pais, entre outros, de
>Joaquim Pereira de Alencar cc Teodora Rodrigues da Conceição, pais, entre outros, de
>Bárbara Pereira de Alencar cc José Gonçalves dos Santos, pais , entre outros, de
>Tristão Gonçalves Pereira de Alencar cc Ana Porcina Ferreira de Lima( 16.02.1789 - 15.10.1874). Tristão acrescentou ao seu nome o nome regional "Araripe" Nascido em no sítio Salamanca, hoje Barbalha, em 17.09.1789 e falecido em 31.10.1824, próximo ao povoado de Santa Rosa, hoje Jaguaribara CE. Casaram-se em 11.07.1810. Ela, filha de Joaquim Ferreira Lima e Desidéria Maria do Espírito Santo. Ana Porcina, após a morte do marido de tão triste que ficou , torna-se conhecida por Ana Triste( nome de rua em Crato CE). Tristão e Ana eram pais, dentre outros, de
>Xildério Cícero de Alencar Araripe, (1811 - 1865) c.c. Maria Tereza de Jesus, pais, dentre outros, de
>Pedro Jaime de Alencar Araripe c.c. Isabel Sabino da Silva, pais, dentre outros, de
>Otaviano Cícero de Alencar Araripe, casado três vezes.
Do 1º casamento, c/ Matilde Umbelina Sucupira Araripe,filha de Neutel Norton de Alencar Araripe e de Umbelina de Lima Sucupira foram pais de
1º - Pedro Jaime;
Do 2º casamento, c/ Rita Cavalcante Araripe, pais de
2º - Tristão de Alencar Araripe;
3º - Artur de Alencar Araripe;
4º - Ovídeo de Alencar Araripe;
5º - Cícero de Alencar Araripe c.c. Gualterina Lacerda de Alencar Araripe, pais de Zuleica, Maria do Céu, Luiz Gualter, Jairo, Valquíria , Ossian, Jacira, Telda, Niedja e Fátima, todos “de Alencar Araripe”
6º - Antonio de Alencar Araripe c.c. Ana da Franca Alencar, pais de Rivanda, Jósio ( Dr. Jósio), Eda, Jales, e Moema, todos “ de Alencar Araripe”. Dr. Antonio Araripe foi deputado Federal.
7º - Amélia de Alencar Araripe;
8º - Maria de Alencar Araripe;
9º - Alice de Alencar Araripe
Do 3º casamento, c/ Joana Caminha Gondim Araripe, pais de
10º - José Caminha de Alencar Araripe

6 comentários:

halencarscutti disse...

BOA TARDE, ANTONIO.

SEMPRE CONSULTO SUA PÁGINA, NA ESPERANÇA DE QUE VOCÊ INCLUA NOVOS DADOS SOBRE A FAMÍLIA ALENCAR ARARIPE, À QUAL PERTENÇO, TRINETA QUE SOU DE PEDRO JAIME DE ALENCAR ARARIPE, O FILHO NATURAL DE TRISTÃO GONÇALVES, HAVIDO ANTES DE SEU CASAMENTO COM ANA PORCINA.
NA TRADIÇÃO DA FAMÍLIA, O PRIMEIRO AMOR DE TRISTÃO, DE QUEM PROVÉM PEDRO JAIME, ERA UMA ESCRAVA DA FAMÍLIA. DE NOME IZABEL MARIA DA CONCEIÇÃO. VOCÊ TERIA ALGUM DADO CONCRETO, QUE CONFIRME, OU NÃO,ESSA TRADIÇÃO DA FAMÍLIA?
POR FAVOR, ME RESPONDA VIA MEU EMAIL: halencarscutti@uol.com.br MUITÍSSIMO GRATA POR SUA ATENÇÃO.
MARIA HELENA ALENCAR SCUTTI

halencarscutti disse...

BOA TARDE, NOVAMENTE, ANTONIO.

CONSTA TAMBÉM, NA TRADIÇÃO DA FAMÍLIA, QUE UM DOS FILHOS DE PEDRO JAIME DE ALENCAR ARARIPE, DE NOME FRANCISCO PEDRO, AINDA ADOLESCENTE À ÉPOCA DA MORTE DO PAI EM 1862, FUGIU DA CASA PATERNA EM QUIXERAMOBIM, E FOI PARA O SUL. ANOS MAIS TARDE, FRANCISCO PEDRO CASOU-SE(entre 1866/1867) COM FILADÉLFIA LIMA DO MONTE, FILHA DE MANOEL DO MONTE E LAURENTINA LAURA DE LIMA, PROPRIETÁRIOS À ÉPOCA DO SÍTIO LAMEIRO( depois vendido para Nelson da Franca Alencar).VOCÊ TEM ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE ESSE CASAMENTO? SERIA POSSÍVEL RESGATAR A CERTIDÃO DESSE CASAMENTO NO CARTÓRIO DO LAMEIRO, OU NA CÚRIA DIOCESANA DO CRATO? POSSO CONTAR COM SUA AJUDA, NA BUSCA DESSA CERTIDÃO? FICAREI ETERNAMENTE GRATA A VOCÊ.
SAUDAÇÕES ALENCARINAS
MARIA HELENA ALENCAR SCUTTI

Roserlândio disse...

Prezado Toinho e Sra. Helena,
a pedido de Dr. Napoleão Tavares Neves (de Barbalha) que repassou uma solicitação do Sr. Guarani, estamos fazendo as buscas sobre dados a respeito de Francisco Pedro (filho de Pedro Jaime). Até o momento não conseguimos novas informações, infelizmente.

Toinho, volte a fazer a pesquisa em nosso departamento.

Pe. Roserlândio - Diretor do DHDPG
pefcosouza@hotmail.com

helly alencar disse...

Sou neta de ferreira de alencar da cidade de cabrobó e gostaria de receber informações sobre a genealogia dada a união de ferreira e alencar.

halencarscutti disse...

OLÁ, HELLY.
VOCÊ JÁ CONHECE O LIVRO "VIDA E BRAVURA- Origens e Genealogia da Família Alencar"? NELE VC. ENCONTRARÁ O QUE HÁ DE MAIS COMPLETO SOBRE A FAMÍLIA, EMBORA FALTE AINDA MUITA INFORMAÇÃO, ESPECIALMENTE SOBRE O RAMO ALENCAR ARARIPE, ORIUNDO DE PEDRO JAIME O PRIMOGÊNITO DE TRISTÃO GONÇALVES. COMO VC. É FERREIRA ALENCAR, POSSIVELMANTE IRÁ ENCONTRAR AS INFORMAÇÕES QUE VC. BUSCA.
SAUDAÇÕES ALENCARINAS
MARIA HELENA ALENCAR SCUTTI

Paulo Sacramento disse...

CARO ANTÔNIO, MEU NOME É MÁRCIA MARIA DE ALENCAR.ARARIPE. mEUS AVÓS ERAM FILHOS DE OTAVIANO CÍCERO DE ALENCAR ARARIPE E RITA CAVALCANTI DE ALENCAR ARARIPE. UMA OBSERVAÇÃO MEUS AVÓS ERAM IRMÃOS: OVÍDIO DR ALENCAR ARARIPE CASADO COM AMÉLIA LINS DE ALENCAR ARARIPE, PAIS DE TARCILA DE ALENCAR ARARIPE( MINHA MÃE), OVÍLIA DE ALENCARARARIPE LINI, EDSON DE ALENCAR ARARIPE, DOMITILA DE ALENCARARARIPE, AMÉDIO DE ALENCAR ARARIPE, DOMITILA DE ALENCAR ARARIPE CARIRI, ALENCARINA DE ALENCAR ARARIPE WHEBE, MARIA RITA DE ALENCAR ARARIPE, MARIA AMÉLIA DE ALENCAR ARARIPE. MINHA AVÓ PATERNA AMÉLIA DE ARARIPE FOI CASADA COM QUINTÍLIO TEIXEIRA LIMA, FICANDO LOGO VIÚVA COM 03 MÊSES DE CASADA , DEIXANDO-A GRÁVIDA DE UM FILHO DE NOME QUITÍLIO DE ALENCAR TEIXEIRA ; CASADA PELA SEGUNDA VEZ COM SEU PRIMO ANTÔNIO JAIME DE ALENCAR ARARIPE, QUANDO TAMBÉM TIVERAM UM ÚNICO FILHO JAIME DE ALENCAR ARARIPE QUE CASOU COM SUA PRIMA, NO CASO MINHA MÃE TARCILA DE ALENCAR ARARIPE.