quinta-feira, 19 de novembro de 2009

191109 - OS BEZERRA DE MENEZES DO CARIRI

OS BEZERRA DE MENEZES DO CARIRI

Síntese

João Bezerra Monteiro c.c. Joana Ribeiro de Lacerda, pais de

Joana Bezerra de Menezes c.c. Antonio Pinheiro Lobo( descendente de Diogo Álvares Corrêa ( Caramuru). Pais de

Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro e de Rosa Josefa do Sacramento. Eram os pais do

Capitão Mor Joaquim Antonio Bezerra de Menezes( 11.10.1784 - 13.09.1868) casou-se duas vezes. A 1ª vez em 13.02.1804 com Ana Angélica de Jesus de Sá Barreto a 2ª, com Quitéria Delfina Benedita Nobre, em 24.09.1833 c.c. Quitéria Delfina Nobre. Foram seis filhos, dois do 1º casamento e quatro do 2 º.

Filhos com Ana Angélica

1 - Maria Senhorinha Bezerra de Menezes;

2 - Antonia Joaquina de Sá Barreto.

Filhos com Quitéria Delfina

1- José Pinheiro Bezerra de Menezes( Capital Zeca dos Currais - 20.09. 1835 a 02.08.1903). Foi casado com Ana Teles de Quental, irmã de Teodorico Teles

2 - Rosa Bezerra de Menezes, falecida solteira;

3 - Leandro Bezerra de Menezes

4 - Joaquim Bezerra de Menezes

1- José Pinheiro Bezerra de Menezes c.c. Ana Bezerra Teles, irmã de Teodorico Teles, pais de :

1. 01 - Antonio Pinheiro de Menezes c.c. Gerônima Monteiro Bezerra de Menezes;

1. 02 - Rosa Pinheiro Bezerra Fernandes c.c. Antonio Fernandes Lopes;

1. 03 - Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes ( JPB de Menezes, da Batateiras) c.c. Conceição Gonçalves Pinheiro Bezerra de Menezes( falecida em 1903), em primeiras núpcias - c / Priscila Teles Pinheiro Bezerra de Menezes( falecida em 1914, em segunda núpcias - c/ Amélia Teles Pinheiro Bezerra de Menezes, em 1914 , em terceiras núpcias. JPB de Menezes era o pai de:

Antonio Gonçalves Pinheiro, nascido em 1895 ( ex-prefeito de Crato, pai de Zé, Joaquim e outros)), Cesar Pinheiro, Dr. Sólon Pinheiro, Heitor, Estácio, Gisélia Pinheiro e outros. Casado com Maria Leopoldina Teles, filha de Amâncio Teles de Quental e de Maria Bezerra Teles. c.c.

JPBde MENEZES C/ PRISCILA

Maria Carlina, 1904,solteira; Afonso, 1905; Priscila, 1907; Adalberto, 1909; João, 1910;

JPBM COM Amélia

Raimundo, 1915; Maria Edilse; César, 1919; Sólon, 1924; Heitor, 1925; Gisélia, 1926; Estácio, 1927; Maria Amélia, 1928 e Maria IVONILDE, 1934.

Nota Amélia era irmã de Ana c.c. Amâncio Teles de Quental

1. 04 - Pedro Pinheiro Bezerra de Menezes c.c. Ester Gonçalves Pinheiro de Menezes, em primeiras núpcias: c/ Teresa Teles Couto Bezerra de Menezes, em segundas núpcias. Pedro Pinheiro era o pai de Raimundo Pinheiro Couto e outros.

1. 05 - Leopoldina Pinheiro Bezerra de Menezes c.c. Leandro Bezerra de Menezes;

1. 06 - José Pinheiro de Menezes c.c. Olga de Alcântara Bezerra de Menezes;

1. 07 - Hermógenes Pinheiro Bezerra de Menezes c.c. Raimunda Teles Bezerra de Menezes;

1. 08 - Teresa Pinheiro Esmeraldo c.c. Pedro Esmeraldo da Silva;

1. 09 - Quitéria Pinheiro Gonçalves c.c. José Gonçalves da Silva;

1. 10 - Maria Pinheiro Jurumenha c.c. José Pinheiro Lobo Jurumenha;

1. 11 - Epifânio Pinheiro Bezerra de Menezes c.c. Maria da Encarnação Gonçalves; Pais de Prisce, Jocel e outros

1. 12 - Clotilde Pinheiro Bezerra de Menezes, inupta, mãe adotiva do General Raimundo Teles Pinheiro;

1. 13 - Ana Pinheiro Esmeraldo ( Donana) c.c. Antonio Esmeraldo da Silva; pais de Maria Pia e Dr, Fábio Pinheiro Esmeraldo.

1. 14 - Cícero Pinheiro Bezerra de Menezes c.c. Teresa de Jesus Teles, em primeiras núpcias e c/ Vicência Pinheiro Monteiro, em segundas núpcias; Cícero era o pai do General Raimundo Teles Pinheiro, Maria Ivalda ( Mãe de Glória Pinheiro)e outros.. Veja banco de Dados Auxiliar

1. 15 - Maria Conceição Bezerra Coimbra c.c. Joaquim Bezerra Monteiro, em primeiras núpcias, c/ José Fernandes Coimbra, em segundas núpcias;

1. 16 - Artur Pinheiro Bezerra de Menezes c.c. Maria Bezerra Teles , s/filhos.

2 - Rosa Bezerra de Menezes, falecida solteira;

3 - Leandro Bezerra de Menezes c.c. Raimunda Teles Bezerra de Menezes,irmã de Teodorico Teles , em primeiras núpcias, c/ Josefa Saraiva Bezerra de Menezes, em segundas núpcias, pais de:

3.1 - Leandro Bezerra Filho c.c. Leonor Monteiro;

3.2 - Antonia Bezerra de Menezes c.c. Antonio Leite Tavares, pais de Aderson Tavares Bezerra, e outros;

3.3 - Júlio Bezerra de Menezes c.c. Maria Bezerra;

3.4 - Alfredo Bezerra de Menezes c.c. Raimunda Teles Bezerra de Menezes;

3.5 - Raimundo, falecido solteiro;

3.6 - Joaquim Antonio Bezerra de Menezes c.c. Maria Santana Teles;

3.7 - João Bezerra de Menezes c.c. Inês Bezerra de Menezes;

3.8 - Felipe Bezerra de Menezes c.c. Generosa Rodrigues Bezerra de Menezes, pais de Francisco Rodrigues Bezerra, José Rodrigues Bezerra ( Zezé Bezerra do Detran) e outros;

3.9 - Quitéria Bezerra Melo, casada;

3.10 - Rosa Bezerra de Melo, casada;

3.11 - Maria Bezerra Fernandes c.c. Henrique Fernandes Lopes. Sem filhos;

3.12 - José Saraiva Bezerra de Menezes c.c. Maria Amélia Bezerra de Menezes, pais de Maria Alacoque, Leandro, Francisco Humberto, José Adauto, Margarida, Ivan e Orlando Bezerra de Menezes ( este é o clã dos Bezerra do Juazeiro)

4 - Joaquim Bezerra de Menezes c.c. Rosa Josefa do Sacramento, pais de Generosa, José Geraldo, Quitéria, Leandro, Joaquim, Rosa, Jeconias.

NOTA: O Capitão Mor Joaquim Antonio Bezerra de Menezes casou-se em primeiras núpcias com Ana Angélica de Jesus de Sá Barreto, de onde descende , entre outros Joaquim Secundo Chaves, farmacêutico prático e grande benfeitor dos menos favorecidos.

FONTE:

01 - General Raimundo Teles Pinheiro,

02 - Glória Pinheiro

35 comentários:

Yuri disse...

Olá, eu sou bisneto de Julio Bezerra de Menezes (do sítio Pontal - Crato, Muriti) e gosto muito da genealogia da família Bezerra de Menezes, se o senhor puder me enviar uma versão mais completa da árvore genealógica dessa família, eu ficaria muito agradecido.
O meu e-mail é yurimd@hotmail.com
Obrigado pela atenção!

Yuri.

ADEMAR MNENDES BEZERRA - DES. DO TJCE E PROF. DA FACULDADE DE DIREITO DA UFC disse...

Se você desejar se aprofundar na busca da origem da Família Bezerra de Menezes, leia a Nobiliarquia Pernambucana de Antônio José Victoriano Borges da Fonseca, ex-Governador da Capitania do Ceará Grande, bem como o livro "Os Bezerra de Menezes", de autoria dos cultos linhagistas General Raimundo Teles, Vinicios de Barros Leal e Eduardo de Castro Bezerra Neto, publicado pela Tipografia Minerva, os dois primeiros já falecidos e ainda, a ascendência do Dr. Heráclito Fontoura de Sobral Pinto, publicado na Usina de Letras, ilustre membro deste clã, bem como o blog de minha autoria, "Família Mendes de Vasconcelos do Curato do Acaraú", sem falar no estudo referente ao Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, sem deixar de avistar-se com uma memória viva,a Professora e ex- Senadora da República, a qual, conhece como poucos, a História de nossa família, d. ALACOQUE BEZERRA. Um abraço de Ademar Mendes Bezerra.

Ademar Mendes Bezerra disse...

Os Bezerra de Menezes, quer os do Cariri, quanto os de Sobral e da Região Jaguaribana, são descendentes de Bento Rodrigues Bezerra e Petronilha Velho de Menezes, o primeiro pernambucano e a última natural da Bahia.Deste casal surgiu o clã dos Bezerra de Menezes do Ceará. A família em Pernambuco, das mais antigas da Capitania, segundo Borges da Fonseca, se ligou com as mais nobres e distintas famílias de Pernambuco e, por conseguinte, do Nordeste. Entre os seus membros vamos encontrar, os Bezerra Cavalcanti, Albuquerque, Holanda, Teles de Menezes, Pinheiro, Ximenes de Aragão, Bandeira de Melo, Medina, Castro e Silva, Sabóia, Ferreira Gomes, Monte, Xedrez,Vaz Carrasco, Frota, Aguiar, Mendes de Vasconcelos, Ferreira da Ponte, Lins, Moura, Nunes Barbosa e tantos outros nomes ilustres, como os de José Mariano de Albuquerque Cavalcanti, Ex- Presidente das Províncias do Ceará. Sergipe e Santa Catarina, ancestral do Notável Heráclito Fontoura de Sobral Pinto, sem falar no Barão de Studart, notabilísdsimo Historiador Cearense, autor do "Dicionário Bio-Bibliográfico Cearense", de 1915. Recomendo além do Blog Família Mendes de Vasconcelos, de minha autoria, o do Professor Dr. Daniel Caetando de Figueiredo, um dos maiores estudiosos da Família Sabóia, descendente como eu, de Maria Clara da Conceição Bezerra de Menmezes Castro e Silva, esposa de Vicente Maria Carlos de Sabóia, avô do Visconce Sabóia, com grandeza, Médico do Imperador D. Pedro II e Diretor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Clovis Messias Ferreira da Cruz Ribeiro de Campos Lobo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ademar Mendes Bezerra disse...

NAS PESQUISAS A QUE PROCEDI RELATIVAMENTE AOS TELES DE MENEZES DOS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO, RIO GRANDE DO SUL, SÃO PAULO, MINAS GERAIS, PERNAMBUCO, CEARÁ E PIAUÍ, NÃO RESTA DÚVIDA QUANTO À EXISTÊNCIA DE UM PARENTESCO COMUM, HAVENDO UM LIAME TAMBÉM COM O PATRONÍMICO BARRETO, A PARTIR DE PORTUGAL. ALGUNS IMAGINAM PARENTESCO ATÉ COM A FAMÍLIA REAL DA ESPANHA, PORTUGAL, ITÁLIA E FRANÇA, COMO É O CASO DO PARENTE JOÃO PEDRO SABÓIA BANDEIRA DE MELO, ELE DESCENDENTE DO CEL. JOSÉ BALTAZAR AUGERI DE SABÓIA E EU DE SUA IRMÃ E CONSOGRA, MARIA CAROLINA DE SABÓIA, AMBOS FILHOS DE VICENTE MARIA CARLOS DE SABÓIA, NETOS DE GABRIEL AUGERI E MARIA MAGDALENA BOCARDI, O VARÃO NASCIDO NO PIEMONTE E A MULHER NA SARDENHA, ORIGINANDO-SE O PATRONÍMICO SABÓIA, DO FATO DO PIEMONTE SER A REGIÃO DA CASA DE SAVÓIA, TRANSMUDADO PARA SABÓIA, GRAÇAS AO SINCRETISMO DE NOSSA LÍNGUA, OU SEJA, A TROCA DO V PELO B. COM OS TÍTULOS DE BARÃO E VISCONDE COM GRANDEZA, CONFERIDOS AO DR. VICENTE CÂNDIDO DE SABÓIA, MÉDICO DO IMPERADOR PEDRO II, PROFESSOR E DIRETOR DA FACULDADE DE MEDICINA DO RIO DE JANEIRO, AUMENTOU MAIS AINDA A IMPRESSÃO DA REALEZA DA FAMÍLIA, O MESMO PODENDO TER ACONTECIDO COM OS TELES DE MENEZES. TODAVIA, IMAGINAR NÃO É PECADO.

Antonio Correia Lima disse...

Agradeço as participações do Yure, do Ademar e do Clóvis.
Quero deixar claro que o meu objetivo em criar essa página foi simplesmente em aglutinar num só lugar o máximo possível de informações de algumas das mais numerosas famílias da nossa região, visto que, já havia iniciado, há anos, uma pesquisa sobre as famílias que deram origem ao povoamento dos Distrito de Ponta da Serra, em Crato Ce, que registro no Blog do Clã Familiar de Ponta da Serra.
Considero esse meu trabalho modesto, mas que é feito com muito prazer.
Mais uma vez, agradeço a colaboração de todos.
Um forte abraço

miguel50 disse...

Boa Noite, Sou Bezerra e gostaria muito de conseguir uma ligação entre meus Pentavos: LOURENÇO CANUTO BEZERRA e MARIA LOPES de Riacho do Sangue aos Bezerra que chegaram ao Ceará trazendo esta família (BEZERRA)para pelo menos 4 regiões - ou seja, uma ligação entre meus pentavos e os Bezerra de Meneses citados em " BEZERRA DE MENESES DO CARIRÍ".

Antonio Correia Lima disse...

Olá amigo Miguel, por gentileza repassar seu e-mail para trocas de informações

Unknown disse...

Olá Amigo Antonio, muito obrigado por me retornar. Meu Email:
miguelmoreiralima@hotmail.com

Unknown disse...

olá, eu sou neto de Antonio Bezerra Teles e Maria Grangeiro Callou pela parte do meu pai Antonio Grangeiro Teles.Gostaria de conhecer melhor a história do meu bisavô(pai de Maria Grangeiro Callou) da fazenda pindagal e o parentesco com a Família Bezerra de Menezes e também com a família de Arraes de Alencar,eu ficaria muito grato. meu e-email é telisvaldo.teles@gmail.com Muito obrigado pela atenção

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Boa noite, li um comentário e achei em comum um sobrenome que desde alguns meses procuro e não consigo achar nenhuma referência, meu Tetravô se Chamava José Canuto Pinheiro c.c Maria Quitéria Pinheiro, ambos de Riacho do Sangue/CE, estou a montar uma pequena árvore genealógica.

meu e-mail é: fabio.queiroz.27@hotmail.com

agradeço;

Anônimo disse...

Desculpe-me não informar o meu própósito. gostaria de Informações destes sobrenome que mencionei anteriormente, em especial, o sobrenome CANUTO.

Agradeço.

James disse...

Sou JAMES BRITO BEZERRA LOBO, nascido no sítio Buriti em Crato - Ceará,meu pai,José Bezerra Lôbo filho de Camilo Francisco Lôbo e Generosa Bezerra de Menezes,minha mãe Jucicleia Brito Bezerra,filha de Nilo Edilson de Brito e Vicencia Liberalino de Brito,"Nenzinha" tenho 02 irmãos Josilson,FcºJosé e 03 irmãs,Mª Leopoldina,Joana Darc. já conhecí de ouví falar de todos esses nomes e sobrenomes citados pelos comentários anteriores, inclusive de que somos todos realmente Parentes. é de fato uma Família muito Grante e hitórica.

Pascoa e mais educação disse...

ola!eu sou leonor bezerra monteiro moro no sitio pascoa em crato ce eu sou bisneta de leandro bezerra de menezes e leandro bezerra monteiro neta de leonor bezerra monteiro e leandro bezerra menezes filho eu sou filha de raimundo bezerra monteiro e maria de oliveira monteiro e queria saber mais da arvore geneologica dessa familia

Unknown disse...

SOU FILHA DE PORFIRIO TAVARES BEZERRA E LUZIA MUNIZ BEZERRA, MEU PAI É FILHO DE NORDESTINOS E MORAVA EM ALENQUER NO PARÁ. SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO MUITO. MEU E-MAIL LUCIANNEVER@HOTMAIL.COM

Andressa Oliveira disse...

ola Antonio eu procuro por meu avô Melquiades Bezerra da silva que era casado com Isabel Romana dos santose moravam em IPU CEARA por favor me ajude a encontrar alguma pista sobre eles meu email netinho_abs@hotmail.com

Paulo Tavares disse...

Sou Paulo Tavares. Moro em Miguel Alves, PI. Pesquiso os Tavares há muitos anos. Ainda não consegui descobrir saber de onde veio familia. Sei apenas que do Ceara.Uns dizem que do Crateus, outros de dizem Sobral. Vemos para Campo Maior e de lá disseminou. Alguem pode me ajauda. ptavaryz@ig.com.br

Blog do Canuto disse...

Olá bom dia. Li alguns comentários em seu blog fazendo referência a LOURENÇO CANUTO BEZERRA, de Riacho do Sangue que imagino ser filho de Lourenço Bezerra da Cunha e irmão de José Canuto Bezerra, meu trisavô e Manoel Canuto Bezerra. Como estou levantando a história de minha família "CANUTO" gostaria muito de ter um contato com você. Desde logo, fico-lhe muito grato.
Meu email: chagascanuto@gmail.com

blogdochico.com disse...

Olá amigos!

Não me recordo se andei pesquisando a respeito e, se, assim, divulguei meu email. Porem, não sei se meus avós ou bisavós tem a mesma origem dos Bezerra de Menezes.

Meu pai, falecido a mais de cinquenta anos, chamava-se Gonçalo Bezerra de Andrade, meu avô, João Bezerra de Andrade. Sei pouco sobre a real origem de meu avô João Bezerra, apenas que teria chegado no municipio de Ipueiras e depois a Nova Russas, por volta dos anos 1910, 0u 1915, aonde adquiriu uma propriedade de nome Malhadinha, hoje municipio de Nova Russas.

Alguns dos mais antigos da familia, sugerem que meu avô teria vindo da região dos Inhamuns. Meu avô, era mestiço, de cabelos pretos lisos, mais tinha irmãos negros, pelo que soube.
De qualquer maneira fiquei feliz em ser contactado, já que muito gostaria de poder conhecer melhor o passado historico de meu avô e meu pai.

Moro em Brasília e deixo meu abraço,

Francisco de Sousa Andrade.

Unknown disse...

Boa noite, meu avó se chamava Gentil Bezerra de Menezes, e era de Cascavel CE, gostaria de informações dessa família.
julianodantas7@yahoo.com.br

Unknown disse...

Boa tarde amigos? meu avô se chamava, BERTOLDO BEZERRA DE MENEZES e veio do ceará pro estado do Amazonas logo após a Segunda guerra mundial. Gostaria de saber mais sobre a árvore genealógica dessa grande família. Um forte abraço. Email: mm.sasai@gmail.com

Hugo Macário disse...

SOU NETO DE EXPEDITO PINHEIRO TELES , BISNETO DE HERMÓGENES PINHEIRO BEZERRA DE MENEZES PELO TEXTO NÃO CONSEGUI IDENTIFICAR OS PAIS AVOS E BISAVOS DE HERMÓGENES PINHEIRO BEZERRA DE MENEZES, PODERIA ME AJUDAR?

Unknown disse...

Boa Noite,
Minha Vó é Maria Colombia Bezerra de Menezes, filha de Antonio Bezerra de Menezes e Maria Júlia Bezerra de Menezes, que são primos, queria saber mais sobre os bezerra de menezes.
Muito Obrigado

Thelmo Mattos disse...

Boa tarde, sou Franciso T. S. Matos, descendo por linhagem materna de Manuel da Luz Medina (natural de Apodi-RN nascido a 2 de fevereiro de 1830 - alguns dizem 1835) e casado com Angelina Maria da Conceição (Angelina Maria Bezerra) (natural de Riacho do Sangue). O citado casal teria migrado para a região entre Apuiarés e Pentecoste por volta de 1875/1877 e se instalado em área adquirida naquela região originando uma descendência ora nominada como Bezerra Medina, ora nominada como Bezerra da Luz (Bezerra Luz) apartir de seus 16 filhos. Estou a procurar os vínculos ancestrais deste casal na citada região. Soube por pesquisa feita anteriormente que a região entre Apodi e Jaguaretama (nomea atual de Riacho do Sangue) foi colonizada por um ramo conhecido como os Bezerra de Menezes do Ceará. meu email franciscotsmatos@gmail.com

Moises Menezes disse...

Sou Moisés Bezerra de Menezes, meu avô se chamava Antônio Bezerra de Menezes, nascido em Serrita, Povoado de Mundo Novo-PE e falecido em Jardim-CE.
Tento a tempos encontrar meus laços mas até agora nada consegui.
Se alguém tiver informações sobre os Bezerra de Menezes em Pernambuco, por favor, divida comigo.
tiodei@yahoo.com.br

Unknown disse...

Eu tbm sou bisneto de julio bezerra


"Neto de izidro bezerra de menezes"

Livia disse...

Boa noite sou casada com um filho de Orlando Bezerra ja falecido ele tem muita vontade de ser reconhecido pela familia

Livia disse...

liviamontenegro@gmail.com

Unknown disse...

Boa noite meu bisavô francisco das chagas menezes,filho de miguel teles menezes ambos nascido em Massape Ceará

Unknown disse...

Eu sou bisneto de Alfredo Bezerra de Menezes do crato

Liviamaria disse...

Venho deixar registrado que a usuária do email acima ( liviamontenegro@gmail.com ) não tem conhecimento sobre a mensagem deixada acima que se inicia (“Boa noite sou casada com um filho de Orlando...”). Já fui procurada por uma parte interessada mas registro aqui que não conheço esta causa. Se o moderador puder apagar a mensagem que consta a divulgação do meu email ficarei agradecida.

Unknown disse...

Na minha cidade há uma propriedade que pertenceu ao coronel antônio pinheiro bezerra de menezes, mais precisamente na Serra do góis em caririaçu-ceara alguém pode me falar mais sobre esse coronel?

Neda Bezerra, Ph.D. disse...

Procuro informação sobre Lourenço Bezerra da Cunha e Lourenço Canuto Bezerra. Será que vc tem? Meu e-mail é neda126@gmail.com e nedabezerra@gmail.com

Maria Elaine de OLIVEIRA LIMA disse...

Boa tarde!

Estamos fazendo pesquisa genealógica para publicação de livro reportagem sobre nossa família e um dos ramos é a família Bezerra de Menezes. Gostaria de saber o nome dos filhos de Petronila Bezerra de Menezes, filha de João Bezerra Monteiro de Menezes c.c Joana Ribeiro Lacerda (Cavalcante). Já pesquisamos na Nobiliarquia pernambucana, livros de genealogia, teses e está difícil! Obrigada!